A AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego realizou em Cantanhede, no dia 18 de julho de 2023, uma reunião da Assembleia Geral de Parceiros do Grupo de Ação Local (GAL) que contou com a presença dos associados que validaram e aprovaram a Estratégia Integrada de Desenvolvimento Local - AD ELO 2030, bem como o Processo de Candidatura ao “Reconhecimento de Grupos de Ação Local e seleção das Estratégias de Desenvolvimento Local”.
A Estratégia Integrada de Desenvolvimento Local – AD ELO 2030 estará na base das intervenções que estão preconizadas para o período de programação Portugal 2030 (2021-2027) que incluem, entre outras, as abordagens de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) que se implementarão no território neste quadro de financiamento, nomeadamente o DLBC/Costeiro Pescas Mondego Mar 2030, desenvolvido pelo GAL Pescas Mondego Mar 2030 e que tem a AD ELO como entidade gestora desde 2007, e o DLBC/Rural LEADER AD ELO 2030, implementado pela AD ELO no quadro da Abordagem LEADER desde 1994. Estas abordagens têm implícitas a definição e implementação de uma estratégia que, sendo gerida localmente, assume uma natureza integrada de base participativa, correspondendo assim às especificidades de cada território.
Definir a estratégia de desenvolvimento da AD ELO para 2030, assim como a sua posterior operacionalização, respeitou os sete pilares fundamentais da abordagem LEADER, renovados e reforçados pela abordagem local de base comunitária que integra as premissas de densificação da participação e diversificação das entidades e população mobilizada. Com base nos princípios e pressupostos supramencionados, foram realizados diversos momentos de auscultação e recolha de contributos, tendo sido possível contar com o envolvimento direto de mais de 200 participantes. Este exercício culminou com a validação global por parte da Assembleia Geral do dia 18 de julho, sendo assinado o “Acordo de Parceria” do DLBC/Rural LEADER - AD ELO 2030.
Cantanhede, 18 de julho de 2023