A AD ELO, no âmbito do projeto europeu NewEcoSmart (NES), acaba de lançar um concurso para financiar soluções inovadoras que ajudem as comunidades rurais a enfrentar os desafios da transição verde e digital, com foco em pessoas com mais de 45 anos, pequenas e microempresas do sector do habitat, bem como na promoção do empreendedorismo social.
Financiamento
Será financiado um projeto até 16.500€ para a implementação de soluções que abordem áreas-chave, como a promoção de competências digitais e ecológicas, o sector do habitat e a inovação social. O pagamento será feito em duas fases: 40% no início e 60% após a conclusão e aprovação do relatório final (em regime de custos simplificados).
O projeto selecionado deverá iniciar a sua execução em fevereiro de 2025 e terá uma duração de 4 meses. Além do financiamento, os projetos selecionados terão apoio do consórcio NES para a integração das soluções nas comunidades.
Prazos e Elegibilidade
O prazo para submissão das candidaturas termina a 5 de dezembro de 2024. Após esse prazo, não serão aceites alterações ou aditamentos. Cada candidato pode submeter apenas uma proposta, e consórcios não são permitidos.
O concurso está aberto a entidades jurídicas (públicas ou privadas) dos países da União Europeia. Pessoas singulares não são elegíveis, exceto no caso de trabalhadores independentes (empresários em nome individual). Atividades já financiadas por outros projetos não serão elegíveis, respeitando o princípio da não duplicação de financiamento.
As candidaturas devem ser redigidas em inglês, e as equipas deverão incluir, no mínimo, um membro fluente nesta língua, uma vez que toda a comunicação com o consórcio NES será, em princípio, feita em inglês. As propostas, com um limite máximo de 10 páginas, devem ser submetidas exclusivamente através da plataforma online.
Áreas de Implementação
Esta iniciativa abrange três países: Itália, Portugal e Espanha. A solução selecionada em Portugal deverá ser implementada no território do Piloto português do projeto “NewEcoSmart (NES)” que corresponde na Região Centro aos municípios de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova.
Critérios de Avaliação
O projeto deve focar-se em soluções que respondam aos desafios da comunidade piloto, com prioridade para propostas que envolvam a capacitação em competências digitais e práticas sustentáveis. A avaliação será realizada por um painel de especialistas, com base em critérios como impacto, inovação e qualidade de implementação.
Para mais informações sobre o concurso, submissão de propostas e outros detalhes, os interessados podem consultar o site do NES ou contactar a organização através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .
AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, 14 de outubro de 2024