AD ELO apoia criação de Centro de Investigação de Correntes Marítimas, Movimento de Areias e Alterações Climáticas
A AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, na qualidade de Entidade Gestora do Grupo de Ação Local Mondego Mar, participou na cerimónia de inauguração do Centro de Investigação de Correntes Marítimas, Movimento de Areias e Alterações Climáticas. A sessão foi realizada no dia 11 de março, no antigo “Abrigo da Montanha”, localizado na Serra da Boa Viagem, Figueira da Foz.
O Centro de Investigação resulta de uma ampla intervenção de refuncionalização do edifício pré-existente de modo a criar as condições necessárias para receber investigadores e para colocar a inovação e o conhecimento científico ao serviço do Concelho e da Região. O trabalho a realizar visa debelar as ameaças a que o Concelho da Figueira da Foz está sujeito, ao nível das alterações climáticas com reflexo no mar, estimulando o conhecimento científico, o desenvolvimento tecnológico e a economia azul.
Destaca-se desde já a presença de três investigadoras, que se irão centrar no imediato nas temáticas: estudo dos recursos hídricos, dinâmica costeira, ação climática e meio ambiente, qualidade do ar e saúde, produção primária, conservação e saúde dos solos.
O investimento realizado resulta de candidatura apresentada, pelo Município da Figueira da Foz, ao GAL Mondego Mar, no valor de 477.548,63 Euros e que é objeto de financiamento com verbas FEAMPA no valor de 334.284,05.
Com esta operação, qualificada de “Projeto Âncora” pelo seu largo impacto, é dada tradução à Estratégia de Desenvolvimento Local do GAL Mondego Mar.
AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego
Cantanhede, 11 de março de 2025